A literatura espírita é bastante vasta. Vários autores brasileiros e estrangeiros dedicaram-se ao estudo e à disseminação da doutrina por meio de livros. Somam-se a esses inúmeros autores espirituais que com a psicografia puderam deixar seus relatos e ensinamentos sobre a vida no além-túmulo.
Nesta seção, indicamos alguns livros que trazem vários aprendizados e mensagens edificantes.
Livros básicos da codificação
Todos desenvolvidos pelo codificador do espiritismo, Allan Kardec, com auxílio de vários espíritos de luz.
- O Livro dos Espíritos (1857)
Marco inicial da doutrina, trouxe ao mundo luz sobre questões da vida e da vida futura: Deus, criação dos mundos, imortalidade da alma, leis morais. Formado por mais de mil perguntas formuladas pelo codificador e com respostas dos espíritos, traz várias informações elucidantes.
- O Livro dos Médiuns (1861)
Apresenta informações sobre as manifestações mediúnicas, os tipos, o desenvolvimento, as dificuldades e a prática da mediunidade.
- O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
Os ensinamentos de Jesus Cristo explicados por entidades de luz com abordagem da doutrina espírita.
- O Céu e o Inferno (1865)
Explica a justiça de Deus segundo a ótica espírita, demonstra a imortalidade de alma, a reencarnação e a consequência dos atos praticados. Apresenta variados depoimentos exemplificando as lições estudadas.
- A Gênese (1868)
Aborda de forma racional e reveladora a origem do universo e dos planetas segundo a doutrina espírita.
DICA: há um site que reúne todas as obras de Allan Kardec para visualização online, de forma gratuita. Acesse e conheça: www.kardecpedia.com
Livros psicografados por Chico Xavier
Chico Xavier psicografou mais de 400 obras. A seguir destacamos algumas de grande repercussão que trazem aprendizados valiosos.
- Brasil coração do mundo pátria do evangelho (1938) de Humberto de Campos
Aborda vários acontecimentos da história do Brasil no plano material e também no espiritual, demonstrando a missão como pátria do evangelho confiada à nação.
- O consolador (1941) de Emmanuel
Separado pelos temas ciência, filosofia e religião, este livro apresenta diversos aspectos do espiritismo como o consolador prometido por Jesus. Em formato de perguntas e respostas, é fácil de compreender e pode ser utilizado para consultas.
- Nosso Lar (1944) de André Luiz
Relato da trajetória vivida por André Luiz após o desencarne: a passagem pelo Umbral e posterior acolhimento na colônia Nosso Lar, descrevendo como é a vida nessas regiões.
- Missionários da Luz (1945) de André Luiz
Traz ensinamentos sobre a vida após a morte, os aprendizados na vida espiritual e a tarefa de entidades encarregadas da reencarnação, apresentando como funciona esse processo.
- Ave, Cristo (1966) de Emmanuel
Romance histórico escrito por Emmanuel, narra a vida de um pai e um filho no Império Romano no século III. Almas ligadas por várias encarnações, ambos entregaram-se ao serviço do Cristo tendo como base a fé inabalável, a simplicidade e o amor ao próximo.
Livros de variados autores
São diversas as obras espíritas que trazem ensinamentos e conforto aos corações de quem os lê. Separamos a seguir mais algumas dentre tantas de diversos autores espirituais e médiuns.
- Os Exilados de Capela (1949) de Edgard Armond
Estudioso do espiritismo, Edgard Armond desvenda neste livro a motivação e a consequência da migração de inúmeras entidades provenientes de Capela para encarnação no planeta Terra ainda primitivo.
- Diálogo com as Sombras – teoria e prática da doutrinação (1976) de Hermínio Miranda
Hermínio Miranda dedica esta obra aos participantes das sessões mediúnicas de caridade, apresentando desde orientações à formação do grupo até as técnicas para o desenvolvimento do diálogo do doutrinador com irmãos desencarnados necessitados de auxílio, além da importância de todos os participantes durante a sessão.
- Kardec, irmãs Fox e outros de Jorge Rizzini
Pesquisador do espiritismo, Jorge Rizzini apresenta neste livro grandes nomes da doutrina desde o surgimento com Allan Kardec, além de apresentar diversos casos das primeiras manifestações envolvendo espíritos, incluindo no Brasil.
- Violetas na Janela (1993) de Patrícia e psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
Com uma linguagem simples, Patrícia é uma jovem que narra seu desencarne, a chegada e a vida no plano espiritual, onde reencontra entes queridos e adquire novos aprendizados.
- Entrevistas com os espíritos de Antônio Carlos e psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho
O autor espiritual traz relatos de irmãos que vivenciaram doenças, vícios, mediunidade, dependência química e outras condições quando encarnados e as consequências dos atos na vida após a morte.
- O Sétimo Selo de Virgílio e psicografado por Antonio Demarchi
Violência, maldade, corrupção e tantas situações tristes que são vivenciadas nos dias atuais são explicadas como parte do momento de transição pelo qual passa o planeta para tornar-se um mundo de regeneração.
- Memórias de um suicida de Camilo Castelo Branco, sob o pseudônimo Camilo Cândido Botelho e psicografado por Yvonne A. Pereira
Um clássico da literatura espírita, neste livro Camilo Castelo Branco, renomado escritor português, relata suas dores após seu suicídio. Ele surpreende-se ao perceber a sobrevivência do espírito após a morte do corpo físico, e padece anos no Vale dos Suicidas, até ser socorrido e compreender que a cegueira que o acometeu teve uma razão de ser, que só a reencarnação pode explicar. Neste livro, ele demostra por suas experiências reais que o sofrimento do suicida não se encerra na morte, muito pelo contrário, se torna ainda mais doloroso na vida espiritual.
Li o Sétimo Selo, recomendado pelo saudoso irmão Sr. Pereira, muito atualizado para os dias de hoje é para ler , reler e pensar.
CurtirCurtido por 1 pessoa