Grandes nomes

Personalidades

Conheça a minibiografia de alguns dos principais nomes do espiritismo no Brasil e no mundo. Personalidades que estudaram a doutrina, que foram importantes na divulgação, que se empenharam de corpo e alma na ajuda ao próximo e na caridade, que deixaram mensagens de amor e fraternidade ou que foram médiuns abnegados.

Allan Kardec

Allan Kardec
Lyon, 03/10/1804
Paris, 31/03/1869

Codificador do Espiritismo, seu nome de batismo era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Foi tradutor, educador e autor. Por meio do estudo dos fenômenos chamados de mesas girantes, comuns à época na Europa, passou a frequentar sessões mediúnicas e, posteriormente, a comunicar-se com os espíritos. Dessa forma teve ciência de seu compromisso como sintetizador da nova doutrina. Assumiu o pseudônimo Allan Kardec, nome seu em uma das encarnações passadas, para diferenciar as obras espíritas de outras desenvolvidas anteriormente quando educador. É autor, com auxílio de vários espíritos de elevada condição que o orientaram, dos cinco livros fundamentais que compõem a codificação do espiritismo: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e a Gênese (1868).


Bezerra de Menezes

Bezerra de Menezes
Riacho do Sangue (atual Jaguaretama), 29/08/1831
Rio de Janeiro, 11/04/1900

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, o “médico dos pobres”, também foi escritor, político e jornalista. Teve contato com a doutrina espírita quando foi presenteado com a recém-traduzida versão para o português de O Livro dos Espíritos. A partir de então, passou a estudar a doutrina e a desenvolver artigos para publicações da época, até que em 1889 foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira. Teve importante papel na divulgação do espiritismo no país, além de ter sido exemplo de caridade e perseverança.


Camille Flammarion

Camille Flammarion
Montigny-le-Roi, 26/02/1842
Juvisy-sur-Orge, 03/06/1925

Astrônomo e filósofo, Nicolas Camille Flammarion foi também um estudioso e divulgador do espiritismo. Precoce, aprendeu a ler aos quatro anos, e sua sede de aprender o tornou um aluno brilhante. Já aos 19 anos publicou o primeiro livro: A Pluralidade dos Mundos Habitados. Foi membro da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada por Allan Kardec, do qual era amigo e seguidor. O escritor Victor Hugo foi admirador do trabalho e das obras de Flammarion, principalmente as pesquisas psíquicas e espíritas.


Léon Denis

Leon Denis
Foug, 01/01/1846
Tours, 12/04/1927

Médium e estudioso do espiritismo na Europa, Léon Denis é reconhecido como o consolidador do espiritismo, uma vez que teve a importante missão de seguir o trabalho de Allan Kardec na divulgação da doutrina, ação essa compartilhada com Camille Flammarion. Autor de vários livros, o de mais sucesso é “Depois da Morte”, que teve sucessivas tiragens para atender a jornais e revistas que o solicitavam. No ano de 1925, assumiu a presidência do Congresso Espírita Internacional na cidade de Paris, evento no qual se criou a Federação Espírita Internacional.


Eurípedes Barsanulfo

Euripedes Barsanulfo
Sacramento, 01/05/1880
Sacramento, 01/11/1918

Grande nome do espiritismo, Eurípedes Barsanulfo dedicou grande parte de sua vida ao auxílio ao próximo. Teve contato com a o espiritismo por meio do livro Depois da Morte de Léon Denis, quando, então, passou a dedicar-se ao estudo e disseminação da doutrina. Fundou o Grupo Espírita Esperança e Caridade em 1905, local onde eram realizadas sessões mediúnicas e, também, eram auxiliados os carentes. Como médium receitista, psicografava prescrições de Bezerra de Menezes. Destacou-se na educação, tendo sido o fundador do primeiro colégio espírita do país, o Colégio Allan Kardec, que disponibilizou educação gratuita a centenas de necessitados. Trabalhador incansável na seara de Deus, auxiliou grande número de pessoas, com muita atenção e bondade, características que apresentava já desde a infância.


Yvonne Pereira

Yvonne Pereira
Rio das Flores, 24/12/1900
Rio de Janeiro, 09/03/1984

Respeitada médium autora de vários livros psicografados, Yvonne do Amaral Pereira também se dedicou ao trabalho de desobsessão e ao receituário mediúnico de homeopatia. Cresceu em uma família espírita, que compreendia as vidências que a acompanhavam desde os quatro anos de idade. Um de seus livros mais conhecidos é Memórias de um Suicida, cujo autor espiritual é Camilo Castelo Branco, que quando encarnado fora escritor e cronista português.


Chico Xavier

Chico Xavier
Pedro Leopoldo, 02/04/1910
Uberaba, 30/06/2002

Francisco Cândido Xavier foi um médium de grande destaque no espiritismo brasileiro. Conhecido e respeitado por um grande número de pessoas, muitas inclusive de outras religiões que não a espírita, foi bondoso, caridoso, trabalhador espiritual abnegado e um grande divulgador da doutrina espírita. Psicografou mais de 400 obras além de milhares de cartas, muitas dessas a pessoas que buscavam informações de entes queridos desencarnados. Teve uma vida muito humilde e simples, que dedicou ao bem ao próximo, um exemplo a ser seguido.


Herculano Pires

Herculano Pires
Avaré, 25/09/1914
São Paulo, 09/03/1979

Um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no Brasil, José Herculano Pires escreveu dezenas de livros, muitos dos quais em parceria com Chico Xavier. Graduado em filosofia, sentia necessidade de passar seus pensamentos e suas crenças ao próximo, e o fazia por meio dos livros que escrevia e das aulas que lecionava. Sua dedicação à doutrina espírita era tamanha que fundou em 1948 o Clube dos Jornalistas Espíritas de São Paulo, projeto que funcionou por 22 anos, além de escrever diariamente sobre o tema em colunas de jornal. Foi, ainda, tradutor para o português de obras de Allan Kardec.


André Luiz

Andre Luiz

Autor espiritual do livro Nosso Lar, André Luiz tem um grande número de obras publicadas, que muito auxiliam na compreensão de nós mesmos e na da vida além-túmulo. Quando encarnado, André Luiz foi médico. Padeceu no Umbral após seu desencarne, lições valiosas essas que o ajudaram em sua evolução espiritual e que geraram provisão para os temas dos livros que passou a escrever. Espírito abnegado, trabalhador incansável, deixa como exemplo diversos ensinamentos e lições de vida à evolução de cada um.


Emmanuel

Emmanuel

Foi o orientador espiritual de Chico Xavier, tendo escrito diversos livros que foram ditados por meio da psicografia, como: A Caminho da Luz, Ave, Cristo!Renúncia e O Consolador. Descrito como um espírito de muita luz, Emmanuel teve um papel muito importante na divulgação do espiritismo, na atenção ao próximo, no exemplo de caridade e na oferta de diversos conhecimentos através de seus livros como o amor, o perdão, a reencarnação, a reforma íntima e os ensinamentos de Jesus.

3 comentários em “Grandes nomes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s