Matéria

Harmonização e Saúde

Dizem os psicanalistas que o ser humano totalmente sadio, do ponto de vista físico e psíquico, é quase uma utopia, uma fantasia da nossa parte.

Somos, em grande parte, enfermos.

Nosso grande erro tem sido procurar apenas nas farmácias nossa saúde e nossa felicidade, esquecendo que a doença sempre nasce no espírito.

A doença surge de nossos desequilíbrios

As moléstias, portanto, refletem a enfermidade da alma. Um corpo saudável reflete atitudes corretas e perfeitas da mente.

Se alimentamos nosso íntimo com pensamentos saudáveis de amor, bondade e compreensão, dificilmente adoeceremos.

Podemos dizer que saúde é a harmonização do indivíduo com as leis espirituais do mundo oculto que atuam sobre o plano físico.

Se maltratarmos nosso íntimo com pensamentos negativos, de descrenças, medo, raiva e vingança, estaremos propensos a adoecer.

Por isso, é muito comum o aparecimento de inúmeros distúrbios orgânicos quando passamos por contrariedades, estresse ou ansiedade.

Todas as vezes que entrarmos em desarmonia com as Leis de Deus, estamos, indiretamente, provocando doenças e desequilíbrios em nosso corpo.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, que é um apêndice da ONU – Organização das Nações Unidas, “saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social”, hoje já se inclui em algumas correntes médicas o bem-estar espiritual, e não só a ausência de doenças.

A medicina e a psicologia afirmam que é muito difícil encontrar um ser humano totalmente equilibrado. Somos quase todos enfermos, lutando conosco mesmo pela harmonização e superação das nossas dificuldades físicas e mentais que incluem: fobias, neuroses, psicoses, depressão, síndrome do pânico, angústia e ansiedade.

Doenças de fora para dentro e de dentro para fora

Segundo o Dr. Gilson Teixeira Freire, médico mineiro, “as doenças, do ponto de vista espírita advêm de dois tipos de enfermidades: de fora para dentro e de dentro para fora.”

As doenças de fora para dentro são denominadas enfermidade exógena. Doenças por alimentação inadequada, por ingestão de tóxicos ou por hábitos de higiene precários.

As doenças de dentro para fora são enfermidades que não têm origem no meio, mas sim dentro da nossa própria organização psicoenergética, vinda de nós mesmos, de natureza espiritual, que escapam à compreensão da medicina.

O volume de ódio, cólera, ciúme, egoísmo, luxúria e cobiça, que acumulamos em nosso íntimo, é fator preponderante para o surgimento de doenças.

O corpo físico é campo de efeitos, e não de causas. O espirito é, portanto, o senhor absoluto da saúde e da doença. A doença se inicia no espirito, passa pelo períspirito e se concretiza no corpo físico.

O que é doença à luz da doutrina espírita?

Doença e saúde referem-se ao estado em que se encontram as pessoas e não ao estado de órgãos ou partes do corpo.

O corpo de um ser humano vivo deve seu funcionamento ao espírito que o habita, que se resume na sua consciência.

Qual a origem das desarmonias no espírito?

Sabemos que o períspirito:

  • É preexistente e sobrevivente à morte do corpo material, transmitindo suas vontades ao corpo físico e as impressões do corpo físico ao espírito.
  • Que o envoltório carnal se modela e as células se agrupam de acordo com a forma perispiritual.
  • Que qualidades ou defeitos, faltas, abusos e vícios de existências passadas registrados no períspirito reaparecem no corpo físico como enfermidades e moléstias.

Inúmeras almas já renascem “adoecidas”, ou seja, com os componentes psíquicos enfermos.

A medicina do futuro deverá ensinar os pacientes a reconhecer os fatores emocionais e energéticos sutis que podem predispor a determinados estados de doenças. Terá mais facilidade em detectar disfunções nos nossos centros de força, corpo emocional, etérico e mental.

Enfermidades graves decorrem de faltas passadas e contribuem para o aprendizado, reparação e restauração dos atos inadequados, além da elevação da alma.

Certos acontecimentos e doenças são permitidos pelo plano espiritual para estimular o espírito a cumprir compromissos com sua jornada evolutiva.

A medicina não deve ter como foco apenas o tratamento do corpo, dessa forma não obterá a cura, apenas a melhora dos sintomas.

A cura acontece pela expansão de consciência. O desenvolvimento de valores como paciência, humildade, bondade, perdão, tolerância, caridade e amor são características de uma consciência plenamente desperta, de unidade perfeita e do perfeito entrosamento de Deus com o homem. Este é o caminho para cura.

“Irriga o teu organismo com pensamentos saudáveis.
A ação da mente sobre a emoção, o corpo e toda a aparelhagem fisiológica é incontestável.
Grande número de enfermidades se deve à ociosidade mental, ao desânimo, à revolta, às ideias autodestrutivas.
Canaliza o teu modo de pensar para as questões agradáveis, salutares, otimistas, e viverás sob o seu reflexo, desfrutando do bem-estar que se irradiará a outros, mimetizando e produzindo paz.”
Joanna de Ângelis

Por Aparecida Fonseca

Texto desenvolvido com inspiração no livro Diretrizes para uma Vida Feliz de Sergito de Souza Cavalcanti.


Assuntos relacionados:

A espiritualidade e a saúde

A Força do Pensamento

Depressão: aspectos físicos e espirituais

Um comentário em “Harmonização e Saúde”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s