A Força do Pensamento

Aprendemos com a doutrina espírita o caminho do bem, a importância da caridade, da fé, do amor. Nunca devemos julgar o próximo ou praticar a maledicência. A cada dia, devemos procurar nos reformar para melhor, seguindo, assim, no caminho evolutivo.

Também aprendemos a importância do orar e vigiar. Orar a Deus e aos espíritos evoluídos que nos ajudam e protegem; vigiar o que falamos e também o que pensamos.

Se palavras mal escolhidas são prejudiciais, não menos perigosos são os maus pensamentos.

 

Fluídos transportam o pensamento

Os nossos pensamentos são transportados por fluídos.

Fluídos são uma forma de energia que existe por todo o universo, e são eles que permitem que o pensamento se propague (saiba mais em A Gênese).

O pensamento possui uma velocidade impressionante, basta que pensemos em algo ou em alguém para que sua imagem surja imediatamente em nossa mente. Da mesma maneira, o alvo de nossos pensamentos é atingido rapidamente.

Quem nunca pensou em alguém e logo em seguida a pessoa envia uma mensagem ou liga? Logo usamos a expressão: “nossa, você não morre mais”!

O pensamento pode parecer inofensivo, mas não, ele tem muita força. Por isso é importante vigiar o que passa em nossa mente.

 

Fotografia do pensamento

Em A Gênese, um dos cinco livros da codificação elaborados por Allan Kardec, encontramos um capítulo que fala sobre a fotografia do pensamento.

O que seria a fotografia do pensamento?

Se pensarmos firmemente em alguma coisa ou em alguém, aquilo que pensamos fica fotografado em nossa aura (campo energético que todos possuímos, é um envoltório fluídico que está a mais ou menos de 15 a 20 cm da superfície do corpo). Ela é o retrato de nosso mundo íntimo. O que somos, o que pensamos e o que sentimos fica fielmente retratado na nossa aura.

Logo, se tivermos sempre bons pensamentos, eles também ficarão registrados em nossa aura, e se alguém a visse, a veria luminosa, radiante.

Assim, nossa responsabilidade com relação ao que pensamos é muito grande. Como existe a sintonia, quem emite pensamentos negativos fatalmente receberá de volta pensamentos iguais e a aproximação de irmãos espirituais que vibram na mesma faixa. O mesmo procede com pensamentos positivos, assim o campo vibratório será mais elevado dando possibilidade de irmãos de luz se aproximarem.

Por isso, ver programas de televisão ou leituras edificantes que nos envolvem em vibrações positivas são muito importantes. Evitamos dessa forma dar espaço a entidades de baixo campo que podem nos influenciar negativamente.

No nosso estado atual de evolução, ainda somos imperfeitos e, portanto, muitas vezes há pensamentos que não conseguimos controlar. Porém, é uma luta diária a de tentarmos nos modificar.

 

Força do pensamento dos espíritos

Na vida espiritual, a manipulação de fluídos e de pensamento é bastante presente.

“Para os espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; mudam-lhes as propriedades, como um químico muda a dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual.”

A gênese, capítulo XIV

 Basta que o espírito pense em alguma coisa para que esta se produza, sejam objetos ou em aparência. E para ele, que também é fluídico, esses objetos são tão reais como o eram no estado material para o encarnado.

Os pensamentos, os sentimentos e a saúde

Os pensamentos costumam estar sempre acompanhados dos sentimentos por eles gerados. Assim, eles podem adquirir cor, forma e até mesmo cheiro.

Um estudo realizado pelo japonês Masaru Emoto com água busca mostrar a influência e o poder do que vibramos. Eles submeteu amostragens de água a diferentes sentimentos, pensamentos e músicas e depois fotografou os cristais de água de cada experimento. Ele percebeu que variadas formas surgiram: para ideias positivas os cristais eram belos, com formas mais regulares e harmônicas; já para as negativas surgiram formas turvas, de organização caótica.

Sabemos que pensamentos e sentimentos bons ajudam na saúde e no bem-estar.

É importante encontrar algo que nos deixe feliz. Procure acompanhar notícias positivas, faça algum esporte, algo que distraia a mente ajudando a manter apenas sentimentos e pensamentos positivos. Ajudar o próximo é um caminho que traz muitas bênçãos e satisfação interior. Além de nos socorrermos sempre na prece.

Há muitos casos em que a pessoa se envolve tanto em pensamentos negativos que dá chance de entrar em um processo obsessivo, uma vez que entidades podem captar esses pensamentos e aproveitam disso para envolver a pessoa ainda mais.

Além da possibilidade de desenvolver transtornos obsessivos (como o TOC) ou depressão. Na atualidade há muitos que sofrem com esses males. Vigiar os pensamentos é parte da cura, mas é necessário acompanhamento psicológico e também espiritual, dada a aproximação de entidades zombeteiras ou sofredoras.

Cabe a cada um de nós começar imediatamente a cultivar sempre bons pensamentos. Nós temos o livre arbítrio, e com bons pensamentos é que construiremos uma vida melhor para nós. Cultivemos pensamentos de otimismo, buscando o lado bom e belo da vida. Todos têm problemas, resigne-se e busque a evolução. Tudo é um processo, a partir do momento que libertarmos nossa mente dos pensamentos negativos, seja conosco ou para com terceiros, estaremos com certeza dando também um passo muito importante no caminho da nossa evolução e do nosso bem-estar.

Por Gilson Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s