Crise Política e Corrupção segundo o Espiritismo

O planeta Terra passa por uma transição planetária, e nessa fase muitas situações que estavam escondidas vem à tona, dentre elas, a corrupção.

 

Corrupção é o ato ou efeito de se corromper, de oferecer algo para obter vantagem em negociata quando se favorece uma pessoa e se prejudica outra.

No Brasil, estamos presenciando casos sucessivos de corrupção em todas as esferas (municipal, estadual e federal), em todos os partidos políticos, em grandes corporações industriais e também no nosso dia a dia, nas ações mais comuns.

A corrupção não ocorre somente no Brasil, ela existe praticamente no mundo todo. Só que em países desenvolvidos é controlada e punida, diferentemente do Brasil, onde a impunidade ainda é grande.

Uma das formas de combater a corrupção é ensinar a honestidade e a educação, não a formal, mas a educação espiritual, a qual mostra que todos respondemos por nossas ações quando retornamos ao mundo espiritual, observando a advertência de Jesus de que a cada um será dado segundo suas obras. Quem está consciente dessa realidade será sempre o fiscal incorruptível de si mesmo.

Com a consciência de que somos espíritos imortais em jornada de evolução na Terra, onde nos compete combater os impulsos egoísticos que favorecem a corrupção, somos decisivamente estimulados a respeitar as leis.

Em sua obra O Céu e o Inferno, Allan Kardec nos mostra a existência de espíritos comprometidos com o erro, o vício, o crime, a desonestidade, enquanto encarnados. Inúmeros deles descrevem, em manifestações mediúnicas, seus tormentos morais em tenebrosos vales de sofrimento.

A corrupção está na alma da humanidade, é um comportamento egoísta que caracteriza os habitantes deste planeta de provas e expiações.

A preocupação exacerbada com o próprio bem-estar e, no caso, com os bens  materiais, pode levar muitos à prática da desonestidade.

corrupção

No Brasil, estamos assistindo a uma enxurrada de denúncias, que vão desde o chamado “caixa 2” de campanha política até a compra de votos para aprovar projetos importantes na área governamental. Mas, também, ocorre em casos que parecem corriqueiros e sem grande importância no dia a dia de muitas pessoas, como não devolver um troco a mais recebido.

Diante deste fato, pergunta-se: que tipo de subsídio o espiritismo nos fornece para a compreensão dessa situação?

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo há alusão aos escândalos. Primeiramente, Jesus nos fala dos escândalos e que estes deverão vir, mas:

“Ai do mundo por causa dos escândalos pois é necessário que venham escândalos; mas ai do homem por quem o escândalo venha”.

O escândalo significa mau exemplo, princípios falsos e abuso do poder. Ele deve ser sempre considerado como um estímulo para que o ser humano combata em si mesmo o orgulho, o egoísmo e a vaidade.

Lembremo-nos também da frase:

“Ninguém há que, depois de ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso, ou a ponha debaixo da cama; põe-na sobre o candeeiro, a fim de que os que entrem vejam a luz; pois nada há secreto que não haja de ser descoberto, nem nada oculto que não haja de ser conhecido e de aparecer publicamente”. (S. LUCAS, cap. VIII, vv. 16 e 17).

A verdade, assim, não pode ficar oculta para sempre. Deduz-se que aquele que não soube fazer esforços para se pautar corretamente no bem sofrerá as consequências de suas ações.

O espiritismo auxiliará eficazmente nas resoluções de ordem política, porque propõe substituirmos os impulsos antigos do egoísmo pelos da fraternidade universal.

Allan Kardec propõe em Obras Póstumas o regime político que deverá vigorar no futuro: a aristocracia intelecto-moral.

Aristocracia – do grego aristos (melhor) ecracia (poder) significa poder dos melhores. Poder dos melhores pressupõe que os governantes tenham dado uma direção moral às suas inteligências.

Ensinam os espíritos superiores que o progresso moral nem sempre segue o progresso intelectual. Mais vale um analfabeto que preza a moral e a prática do bem naturalmente do que o intelectual voltado para o mal e para o próprio benefício. (Lei do Progresso, questão 776 do Livro dos Espíritos).

O Livro dos Espíritos traz as Leis Morais, ou Leis da Alma, Leis Divinas ou Naturais, que englobam um leque de dez leis que fornecem orientações gerais para a melhoria do ser e da sociedade.

Com base em lições de Jesus Cristo, na questão 919 do Livro dos Espíritos as entidades superiores ensinam que a perfeição moral só se alcança com a prática do bem, sacrificando-se o interesse pessoal em benefício do semelhante, de modo desinteressado, sem esperar recompensas.

A moral espírita é a moral de Jesus, a moral dos bons costumes, bons sentimentos, com o objetivo do aperfeiçoamento do ser e da dignidade espiritual perante Deus, pela prática contínua e diária do bem.

Essa moral nos conclama “à  busca incessante do bem comum”, ou seja, a prática da caridade, termo que sintetiza os objetivos do kardecismo, um de seus pilares de sustentação.

Sustentabilidade espiritual é um termo que congrega muita consistência, traduz-se na busca permanente da dignidade perante Deus, na fé raciocinada, no amor ao próximo, na caridade, no socorro ao “bem”, na resistência aos desafios que enfrentamos diariamente em relação à moral e aos bons sentimentos em razão da sociedade enfraquecida da qual fazemos parte.

Sabemos que essa situação de corrupção é transitória e que no futuro teremos um mundo com condições éticas e morais compatível com o bem comum.

Tanto o corrupto como o corrompido são espíritos moralmente atrasados, razão pela qual são presas fáceis da corrupção, e estarão sempre obsedados e não  conseguem reagir.

Fato curioso em relação à corrupção é que procede de duas maneiras antagônicas:

1-   Criação de dificuldade

2-   Oferecimento de facilidade

Somente quando o poder da inteligência for banhado pela moral e ética é que conseguiremos formar um mundo mais justo e mais de acordo com o bem comum, pois os governantes propiciarão sob todos os meios possíveis o bem estar dos povos, e a sociedade como um todo compreenderá e viverá as lições de Jesus.

Por Aparecida Fonseca


Saiba mais sobre o espiritismo com os cursos do Ave Cristo. Clique aqui e conheça as opções e os horários.


 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s