O que é o Espiritismo?

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei”

Esta é a frase eternizada na lápide de Allan Kardec no cemitério Père-Lachaise, em Paris. Codificador do espiritismo no século XIX, Kardec escreveu os livros básicos da doutrina, seguidos e estudados até os dias atuais.

O espiritismo é religião, ciência e filosofia.

Essencialmente religião por ser o elo entre o homem e o divino, o espiritual – religião é um termo derivado do latim religio, e etimologicamente a palavra pode ter duas origens segundo os linguistas: religare, que significa “ligar novamente”, “religar”; ou, também, relegere cujo significado é “reler” ou “retomar o que estava largado”, assim, se conectar com Deus.

Como ciência, vai além do materialismo e apresenta o mundo espiritual, não tangível, porém tão real quanto à matéria. Explica o incompreendido, o que é considerado fantástico e sobrenatural. O Espiritismo afirma: “Não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução” (O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo I). Explica os ensinamentos que Cristo deixou de forma alegórica, e derruba o véu do desconhecido, mostrando o papel do homem na matéria e a vida após a morte.

E é filosofia por compreender o elo entre religião e ciência, discorrendo sobre a humanidade, suas origens, sua forma de agir e de pensar e as consequências de seus atos, visando o aperfeiçoamento da sociedade.

 

No que o espiritismo acredita e o que ensina?

Cada ser humano está de passagem na matéria, a verdadeira vida é a espiritual.

O espiritismo segue os ensinamentos de Jesus Cristo. Acredita em Deus como a inteligência suprema causa primeira de todas as coisas.

Tem como base conceitual os livros de Allan Kardec: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese, que ensinam sobre a vida, a vida após a morte e a reencarnação. Sucessivas vidas trazem lições e aprendizados que contribuem com o aperfeiçoamento moral e espiritual, de forma que pouco a pouco o espírito caminha em direção à perfeição.

Os princípios do espiritismo são o amor fraternal, a caridade ao próximo e a humildade. Além de alertar para a necessidade da reforma íntima, cujo objetivo é nosso aperfeiçoamento.

Popularmente, algumas vezes é classificado como “espiritismo kardecista”, ou também, “mesa branca”, para diferenciar de outras linhas espiritualistas que trabalham de forma diferente.

As sessões espíritas são formadas por palestras e pelo estudo do Evangelho segundo o Espiritismo, também há a aplicação de passes e atendimento espiritual.

 

O espiritismo no Brasil

O Brasil é uma nação predominantemente cristã, sendo estes fiéis mais de 80% da população. O espiritismo ano a ano adquire novos adeptos. Estima-se que atualmente sejam 3,8 milhões de seguidores da doutrina (dados de 2018), o que faz do país a maior nação espírita do mundo. Além desses, há ainda um grande número de pessoas que se identificam com a doutrina e que frequentam ou já frequentaram os centros, porém não se intitulam espíritas.

Chico Xavier, Bezerra de Menezes e Herculano Pires são alguns dos seguidores e grandes divulgadores do espiritismo no Brasil. Além de tantos outros vultos que deixaram sua marca nas memórias e nos corações das pessoas e também por meio de livros que escreveram, complementando as informações iniciadas por Allan Kardec sobre a vida após a morte e aos desígnios da vida corpórea.

Por Raquel Pereira


Saiba mais sobre o espiritismo com os cursos do Ave Cristo. Clique aqui e conheça as opções e os horários.


 

 

2 comentários em “O que é o Espiritismo?”

  1. Boa noite. O texto é bastante sucinto com relação ao tema. Gostaria somente de expor dois esclarecimentos: Allan Kardec não fundou o Espiritismo. Estudou, analisou, pesquisou, propôs assuntos em forma de questões e foi auxiliado pelos Espíritos superiores. Foi seu grande codificador, isso sim. E com relação ao Espiritismo, ele é somente isto; não seria espiritismo Kardecista e nem mesa branca. Esta convenção surge porque as pessoas querem diferenciar de outros “espiritismos”. A essência de todos é sempre igual, alteram-se na forma em que é divulgado é tratado, sendo que muitas adotam dogmas, que deveriam estar ausentes no espiritismo.
    Se resto, como já disse, boa matéria.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá, Clayton! Agrademos pela sua mensagem. Convidamos você a conhecer o nosso centro, que fica localizado no bairro do Tatuapé (envie-nos um e-mail para informarmos o endereço completo). Continue acompanhando nosso site e curta nossa página no Facebook! Atenciosamente, Equipe Ave Cristo.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s